Ciência profissional

Editorial desta semana da revista Nature Chemical Biology explica como funciona o sistema de avaliação por pares dos artigos submetidos para publicação nesta revista, um processo em que editores e avaliadores realizam em conjunto:

The manuscript assessment process at Nature Chemical Biology involves two steps. First, the editorial team determines whether the submission falls within the scope of the journal and meets our editorial criteria for advance and potential interest (…).  Manuscripts that satisfy these criteria are sent on to the second step of external peer review.

(…) After review, the editorial team discusses the manuscript again in light of the referee comments, makes a decision and sends it to the authors along with copies of the referee reports. At the same time, we alert the referees to our decision and also provide them with the anonymous referee comments.

Desta forma, a avaliação é realizada de maneira muito completa e cuidadosa, de maneira a manter os critérios de publicação. Como a revista publica trabalhos de natureza essencialmente interdisciplinar, a seleção dos avaliadores de manuscritos é feita de forma criteriosa, de maneira a analisar os diferentes aspectos relatados nos manuscritos. Além de consultar os autores sobre potenciais revisores, a editoria da revista verifica dados de trabalhos anteriores publicados pelos autores, de maneira a minimizar a avaliação por revisores “próximos” aos autores. Também respeitam o desejo de autores de não enviar manuscritos para revisores com os quais podem apresentar conflitos desfavoráveis.

A escolha cuidadosa dos revisores tem por objetivo estabelecer um compromisso de qualidade entre os autores, os revisores e os editores, de maneira a manter a qualidade da revista. Confidencialidade é lei. Respeito ao tempo de revisão (2 semanas) também. Após aceitar a revisão de um manuscrito, o revisor deve estar disponível para avaliar novas versões do manuscrito, as quais muitas vezes incluem novos experimentos, com dados consistentemente apresentados e discutidos. Os melhores revisores são considerados aqueles que realizam uma leitura realmente crítica do manuscrito, muitas vezes com sugestões para melhorar a qualidade do mesmo. Além disso, devem destacar as assertivas apresentadas pelos autores, o mérito técnico do trabalho, se este se insere no âmbito atual da literatura em biologia química e qual seria o potencial significado do trabalho para esta disciplina. Os dados devem ser de excelente qualidade, de maneira a dar suporte às conclusões apresentadas e permitir a reprodução do trabalho realizado. Os revisores devem até mesmo comentar sobre a bibliografia citada pelos autores.

Porém, a decisão final da publicação é sempre do corpo editorial. Mas esta se baseia, fundamentalmente, na revisão feita pelos revisores. Por isso, a qualidade do trabalho dos revisores é de particular importância para a revista.

É um trabalho de uma comunidade científica madura, crítica e altamente profissional.

ResearchBlogging.orgEditors (2010). What’s in a review? Nature Chemical Biology, 6 (4), 245-245 DOI: 10.1038/nchembio.346



Categorias:ciência, educação, informação

Tags:, , , , ,

2 respostas

  1. Caro Roberto,

    Obrigado por divulgar este editorial da Nature Chemical Biology. É sempre bom rever os elementos essenciais de um processo de peer review adequado.

    Aproveitei a oportunidade para destacar as características que a distinguem da “peer review” que estamos habituados a ver por estas bandas (http://is.gd/aRGo4) e que tenho algum trabalho para explicar aos alunos (isto é, para tentar explicar…).

    Saudações, Vinícius

Trackbacks

  1. Ciência profissional (via Química de Produtos Naturais) « Crônicas da Ciência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: